Como cadastrar um novo usuário

» No menu lateral da área administrativa clique em “Configurações básicas“;
» Em seguida em “Usuários“;
» Clique no botão “adicionar“;

Como cadastrar um novo usuário

 

**É possível editar um usuário existente, clicando no ícone de lupa da linha dele (editar).

Aba Dados Gerais

As categorias de informações estão agrupadas em abas. A primeira aba, que já vem selecionada por padrão, agrupas as informações básicas do usuário, tais como nome, data de nascimento, CPF, e-mail…

É importante ressaltar que alguns desses dados são bem importantes e podem impactar diretamente na experiência que o usuário terá no sistema. Segue abaixo uma breve explicação sobre cada um desses campos (não passaremos aqui por campos que consideramos auto-explicativos, como nome, sobrenome, CPF, ou por campos simplesmente informativos, como Terceiro):

  1. Sexo e Nacionalidade: Essas duas informações são particularmente importantes para o envio às cias aéreas, caso esteja sendo cadastrado um usuário que será um viajante. Algumas cias aéreas exigem que enviemos o sexo e nacionalidade do passageiro no momento do fechamento da reserva, caso essas informações estejam cadastradas incorretamente, o usuário pode ter dificuldades no embarque.
  2. Login: É o nome que o usuário utilizará para efetuar o login no site. Isso não é feito por e-mail pois muitas vezes a mesma pessoa pode ter diferentes logins em diferentes contextos.
  3. Tipo: Aqui pode ser selecionado B2C, Agência ou Corporatvo. O usuário B2C é um usuário que fecha pedidos e se autentica apenas no TravelGO, não tendo acesso ao TravelAgent. O usuário do tipo agência é um funcionário da agência de viagens, tendo acesso ao TravelAgent e às suas mais diversas funções. O usuário do tipo Corporativo tem acesso ao TravelAgent apenas para solicitar passagens à sua agência (muitas vezes já fazendo a reserva ou emissão do hotel ou aéreo), porém não possui acesso a funções avançadas do TravelAgent, como retrieve de localizadores, remarcação de trechos…
  4. Grupo de permissão: Vincula o usuário a um grupo de permissão, o que dá a ele todo o permissionamento de quais ações ele pode ou não tomar, quais menus ele tem acesso, etc. Veja aqui como trabalhar com permissões e grupos de permissão no TravelAgent.
  5. Solicitante: Informa que o usuário pode ser selecionado como o solicitante de requisições no TravelAgent, por usuários Corporativos ou de Agência.
  6. Viajante: Informa que o usuário pode ser selecionado como um viajante em requisições no TravelAgent
  7. Precisa Alterar a Senha: Informa que o usuário precisará alterar a senha ao fazer o próximo login. Esse campo é especialmente útil quando usado em conjunto com o próximo campo a ser citado, uma vez que não é possível gerar usuários com uma senha cadastrada, o sistema gera as senhas para novos usuários.
  8. Enviar e-mail na criação do usuário: Caso esteja sendo feito o cadastro de um novo usuário, ao checar esse campo, o sistema enviará um e-mail para o usuário com seu login e senha para acessar o TravelAgent.
  9. Gadgets: Vincula gadgets ao usuário. Essa funcionalidade é explicada melhor em um outro artigo.
  10. Superiores: Informa quais são os superiores desse usuário. Importante frisar que os superiores já devem estar cadastrados como usuários para serem selecionados aqui.
  11. Centros de custo: Vincula os usuários aos centros de custo que eles podem utilizar para efetuar solicitações.
  12. Workgoups: Vincula o usuário a um ou mais workgroups. Essa funcionalidade é explicada melhor em um outro artigo.
    Aba Dados Gerais

Aba Perfil

A segunda aba, como o nome já diz, traz informações do perfil do usuário. Aqui podem ser cadastrados diversas informações que facilitarão a viagem de um usuário cadastrado ou a solicitação de viagem de um usuário solicitante. Segue abaixo breve descritivo dos campos presentes nessa tela:

  1. Centro de Custo Default: Informa qual o centro de custo padrão desse usuário, que já virá selecionado sempre que ele for classificado como viajante.
  2. Departamento, Cargo, Matrícula e Observação: Campos meramente informativos.
  3. Preferências de assento: Indica quais as preferência que esse passageiro tem de assento. Campos utilizados na marcação automática de assentos
  4. Cartões de Milhagem: Armazena os cartões de milhagem que o usuário possui para serem informados nos fornecedores de aéreo que têm essa funcionalidade no web service.
  5. SSRs: – Armazena os SSRs padrão desse usuário, que serão enviados no fechamento de reserva sempre que ele for passageiro
  6. Vistos, Passaportes, Vacinas e Dados Bancários: Informações meramente informativas
  7. Cartões de Crédito: Armazena cartões de crédito do usuário, para uso em selfBooking e selfTicketing.
    Aba perfil

Aba Políticas

A terceira aba é utilizada para ligar diferentes políticas ao usuário. Novamente, é possível clicar no botão “Adicionar” para incluir uma nova política ou clicar nos botões “Editar” ou “Excluir” (editar ouexcluir).
» Ao clicar nos botões “Adicionar” ou “Editar“, é aberta uma tela onde é possível selecionar a política e os parâmetros dela. Temos um outro artigo que explica isso mais detalhadamente.
Aba políticas

 

Aba Configurações

A quarta e última aba serve para ligar ou desligar settings do usuário. Essas settings podem alterar bastante o comportamento do sistema para um usuário, temos um outro artigo que explica isso mais detalhadamente.

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