Cadastrando uma nova Query

 

Passo 1: Para configurar uma nova query, devemos primeiro escolher o Workgroup ao qual ela ficará associada. Podemos fazer isso de duas maneiras:

Gadget Central de Atendimento

[passo 1]

Menu lateral Workflow

[passo 2]

IMPORTANTE: A edição de uma query segue os mesmos passos demosntrados a partir daqui.

Essa é a tela de configuração de uma query.

[passo 3]

Passo 2: Montando a condição de uma query.

Aqui definimos COMO queremos filtrar os itens a serem atendidos e como o resultado deverá ser agrupado. Existem algumas particularidades nesse processo que falaremos a seguir.

2.1: Filtro simples

Caso retornar apenas itens no status emitido, podemos fazer nossa condição da seguinte maneira:

[passo 4]

Colocando essa condição já podemos testar nossa query, clicando no botão EXECUTAR no topo da tela (ver figura 3)

Para adicionar mais uma condição, clique no botão ADICIONAR (ver figura 4)

No exemplo abaixo, vamos limitar o resultado a bilhetes da Cia AD

[passo 5]

DICA: Caso esteja em dúvida do valor a ser adicionado em uma condição, coloque o campo no retorno da query e veja os valores possíveis, selecionando então o ideal para seu filtro.

2.2: Removendo uma condição

Para remover a condição Sistema, devemos selecionar o filtro e clicar no botão excluir (que só será habilitado quando houver um campo selecionado)

[passo 6]

2.3 Agrupando configurações

Num cenário mais complexo, onde queremos que nossa query devolva todos os itens de Bilhete Emitidos, bem como Reservas de Hotel precisaremos agrupar a condição Tipo de Serviço. Para isso deveremos adicionar todas as nossas condições, selecionar as que devem ser agrupadas e alterar o campo E/OU. Parece complicado mas a imagem abaixo ilustra esse caso e tranquiliza um pouco.

[passo 7]

E/OU: No exemplo que estamos utilizando, caso não alteremos o campo para OU, não teremos nenhum resultado apresentado pois nenhum item pode ser do tipo Emissão E Reserva de Hotel.

Após clicar no botão agrupar, note que o sistema agrupou as condições, montando uma sub condição para nossa query.

Para desagrupar condições, selecione as duas condições que agrupamos e clique no botão DESAGRUPAR (ver figura 8)

[passo 8]

2.4 Abre item de serviço Online

[passo 9]

Essa configuração será válida para quando nossa query estiver dentro de uma gadget (falaremos mais sobre isso a seguir). Caso essa condição esteja selecionada, o sistema tentará fazer o retrieve da reserva caso encontre as informações necessárias, ao invés de apenas abrir a Order de Serviço Offline.

2.5 Filtra por ordem de serviço

[passo 10]

Esta configuração indica que queremos retornar em nossa query ordens de serviço, utilizando filtros da mesma (como nome da agência, solicitante, data de criação). Perceba que os campos que podem ser retornados ou mesmo filtrados se aplicam APENAS a Ordem de Serviço, diminuindo assim o número de filtros que podemos fazer. Indicado para casos onde temos um consultor para determinado cliente.

[passo 10.1]

OBS: Alguns filtros selecionados serão efetuados no item de serviço como Tipo de Serviço e Status, assim podemos filtrar ordens de Serviço com bilhete emitidos

[passo 11]

Passo 3: Selecionando os campos que voltarão no resultado

[figura 12]

Não se assuste com a imagem acima, apesar de muitos elementos, não é nada muito complicado aqui (o pior já passou, que era a condição).

3.1 – Campos possíveis para devolver em queries

3.2 – Campos selecionados para a query.

3.3 – Área de seleção de campos.

3.3.1 Adição de campos:

Para adicionar campos a nossa query, primeiramente devemos selecionar os campos no quadro 1. No exemplo abaixo vamos adicionar os campos Criado Em, Criado por e Código Externo e em seguida clique em > para adicioná-los.

[figura 13]

3.3.2 Remoção de campos:

Para remover campos, o processo é o inverso. Selecione o campo a remover (no caso o Campo Total da Reserva de Aéreo) e clique no Botão <;

[figura 14]

3.3.3 Facilitadores de seleção

Para selecionar mais de um campo, podemos utilizar os mesmos atalhos que usamos no windows para selecionar multiplos documentos em uma pasta, por exemplo.

Alt + clique = seleção mais de um campo

Ctrl + clique = seleção de TODOS os campos desde o último selecionado até o campo alvo

3.4 Ordenação do retorno

Nos campos selecionados (Figura 12 – quadro 2), selecione o campo que deseja mudar de local no retorno da query e clique no botão respectivo a mudança que quer fazer (para cima para devolve-lo antes dos outros, mais a esquerda do resultado, para baixo para devolve-lo depois, mais a direita)

OBS: O primeiro campo SEMPRE será o Id do item de serviço.

3.5 Esconder/mostrar a área de condição / campos

Passo 4: Identificação da Query + Comandos

[figura 15]

Nessa área, temos o nome que você deseja dar a sua Query (campo obrigatório para salvar a query)

4.1: Botão Cancelar – reinicia a tela, limpando condições e campos selecionados

4.2: Botão Executar – executa a query montada. Utilize para garantir que a query que você está montando faz sentido e devolva os itens que você quer antes de salvar.

4.2.1: Executando nossa query de exemplo:

[figura 16]

4.3: Botão Salvar – salva a query para ser usada posteriormente.

4.3.1: Salvando nossa query de exemplo:

[figura 17]

OBS: Note que quando a query estiver salva, a aba mudará de Nova Query para o nome que você especificou no campo Nome da Query.

[figura 18]

OBS 2: Após salvar uma query, é possível ligá-la a uma gadget para ser exibida na aba OPERACIONAL (ver gadgets)

Passo 5: Resultado da query

[figura 23]

Após a execução da query, será retornado um grid com as colunas selecionadas e todos os itens que respeitam a condição configurada.

Essa query tem limite de 500 itens e é exibida em páginas com 50 itens.

O resulta de uma query pode ser exportado para Excel ou CSV utilizando os botões localizados acima da condição.

[figura 24]

Para essas exportações, não existe limitação na quantidade de itens.

Passo 6: Configurando uma query em um Workgroup

6.1: Depois que a query estiver salva, vá até o menu Workgroup e a adicione no grid Grupo de Consulta para que ela apareça na gadget Central de Atendimento e no Menu lateral Workflow. Clique no botão Adicionar

[figura 19]

6.2: Selecione a query que você acabou de criar e clique em confirmar

[figura 20]

6.3: Clique no botão salvar do Workgroup

[figura 21]

6.3.1: Executar uma query – Clique no botão > (botão Ver fila de atendimento)

6.3.2: Executar uma queryClique clique no lápis (Editar fila de atendimento)

[figura 22]

8: AVANÇADO:

8.1: Comparadores possíveis

8.2: Valores possíveis

8.3: Campos possíveis ITEM DE SERVIÇO

8.4: Campos possíveis ORDEM DE SERVIÇO

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