Ao finalizar o pedido, o sistema possuí um fluxo de status padrão para o processamento da venda. O fluxo esta dividido entre status e ações, manuais ou automáticas. As ações automáticas são as que identificamos por triggers e as manuais, normalmente estão associadas ao processamento em filas de atendimento. A imagem abaixo exemplifica em detalhes o comportamento do fluxo:
Como uma leitura do fluxo, podemos entender que no momento que um pedido é realizado no TravelGo o primeiro status registrado é:
- “Pendente Informação”: O assessor de viagem utiliza este status para os pedidos que necessitam de revisão por conta de alguma informação faltante ou incorreta.
- “Aguardando Solicitação”: Neste momento ocorre uma primeira validação. Caso o serviço da compra tenha sido configurado como controle de inventário, o sistema não realiza nenhuma ação. Neste passo e com esta condição, esta Ordem de Serviço ficará na fila do assessor até que ele entre em contato com o fornecedor do serviço e confirme a disponibilidade. Caso o serviço seja do tipo venda livre, então automaticamente o sistema realiza uma ação automática el envia o Status para a fila de “AguardandoConfirmação”.
- “AguardandoConfirmação”: Este status corresponde a fila, onde o assessor de viagens deve confirmar que o pedido foi realizado com o fornecedor.
- “AguardandoPagamento”: Esta fila é utilizada para gerencias os pedidos que já foram confirmados e ainda não tem pagamento registrado. Existe uma ação automática que direciona o status para “Pago” quando o pagamento já tiver sido efetuado.
- “Pago”: Confirma pagamento efetuado.
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