Apresentação Novas Funcionalidades do Caixa

Este documento tem como objetivo apresentar as novas funcionalidades do caixa aos usuários que já o utilizam por meio do sistema Travel Agent, sendo assim, não tem como propósito a explanação das funcionalidades subjacentes ao caixa.

  1. Novas funcionalidades
    1.1. Selecionar todos
    Com o intuito de facilitar o manuseio de diversos itens a pagar disponíveis no caixa, foi implementada uma nova funcionalidade para que o usuário possa selecionar todos itens disponíveis para pagar com um único clique. Está função pode ser encontrada na seção do caixa chamada “Itens a Pagar” como primeiro item do cabeçalho de tais itens, podendo ser ativado ou desativado, conforme pode ser observado nas imagens abaixo.

    Figura 1-Selecionar todos desativado

    Figura 2-Selecionar todos ativado
  2. Permitir a desassociação de itens com pagamento(s) pendente(s) do tipo cliente fornecedor
    Uma vez que existe um item com um pagamento associado do tipo cliente fornecedor, este será apresentado inicialmente com o status Pendente, conforme imagem abaixo.

    Figura 3-Pagamento Cliente Fornecedor Pendente

    Este pagamento que virá a ser confirmado no fornecedor, neste caso após a emissão do item de reserva de aéreo, pode neste momento a desejo do usuário ser desassociado por meio do botão  localizado no canto superior direito do cabeçalho dos itens com pagamentos.
    Assim que o usuário clicar em desassociar, os pagamentos que estavam associados a está venda passarão a ser identificados como crédito e como dado de pagamento reutilizável respectivamente. O pagamento do tipo cliente fornecedor que ainda está pendente poderá ser novamente utilizado somente para ser associado ao item em que estava originalmente, neste caso a reserva de aéreo.
    Com está nova funcionalidade sempre que um pagamento do tipo cliente fornecedor que estiver pendente for desassociado de sua venda, este será apresentado em uma nova seção do caixa chamada “Dados de Pagamentos Reutilizáveis” (Figura 4-Nova Seção “Dados de Pagamentos Reutilizáveis”).
    Está nova seção tem como objetivo permitir que o usuário tenha a percepção de que o pagamento que estava associado a venda ainda pode ser utilizado, sem dar a impressão que o pagamento foi perdido.

    Figura 4-Nova Seção “Dados de Pagamentos Reutilizáveis”

    É possível reutilizar o pagamento do tipo cliente fornecedor desde que o usuário selecione o item de reserva de aéreo para pagar. Uma vez que o item de reserva for selecionado o pagamento do tipo cliente fornecedor estará disponível como uma opção de pagamento, conforme visto na imagem abaixo.

    Figura 5-Reassociar pagamento tipo cliente fornecedor

    Reutilizando o crédito e o pagamento cliente fornecedor que estava disponível como dado de pagamento reutilizável, o caixa voltará a configuração que estava quando os pagamentos foram informados da primeira vez (Figura 6 e Figura 7).

    Figura 6-Reassociando pagamentos

    Figura 7-Caixa reconfigurado como original
  3. Permitir desassociar itens com pagamento(s) confirmado(s) do tipo cliente fornecedor
    Está funcionalidade se refere ao fato de permitir ao usuário desassociar pagamento(s) confirmado(s) mesmo este sendo do tipo cliente fornecedor. Uma vez que uma venda que contenha um pagamento deste tipo for desassociada, o pagamento será apresentado como crédito com um destaque para facilitar a identificação e poderá ser associado novamente ao item original.

    Figura 8-Pagamentos confirmados
    9-Pagamentos confirmados como créditos
    10-Informativo para crédito do pagamento cliente fornecedor

    Neste caso, tal funcionalidade será bastante útil em casos de retrieve externo em que o produto aéreo esteja com o pagamento mapeado para cliente fornecedor e a agência utilize mark-up, por exemplo. Neste cenário ao realizar o retrieve externo, o pagamento do produto aéreo estará devidamente relacionado ao item respectivo no caixa, no entanto por ter um mark-up configurado o valor total do item terá uma divergência. Para que tal divergência seja corrigida é possível que o usuário desassocie a venda e refaça a associação utilizando-se do crédito gerado com pagamento do tipo cliente fornecedor e informe como deseja realizar o pagamento do valor divergente.

  4. Evento desassociar gravado no histórico
    Está funcionalidade consiste em gravar no histórico do caixa quando um usuário clica no botão  desassociar.
    No histórico do caixa cada estará registrado cada uma das vezes que o usuário clicou em desassociar. A linha com o registro deste evento poderá ser identificada pelo seguinte ícone , conforme pode ser observado na imagem abaixo.
  5. Bloqueio de troca de status para cancelado
    A troca para o status cancelado será bloqueado quando houver no caixa um pagamento do tipo cliente fornecedor associado ao item ao qual se deseja trocar o status.
    Neste cenário, caso o usuário tente alterar o status para cancelado, será apresentada uma mensagem informando o motivo do bloqueio (Figura 11 e Figura 12).
    Em casos, como por exemplo, do item de reserva de aéreo será necessário que primeiramente o item seja cancelado, para que assim o pagamento do tipo cliente fornecedor seja cancelado no fornecedor, ao passo que após este cancelamento a troca para o status cancelado será permitida normalmente.

    Figura 11-Bilhete com pagamento cliente fornecedor associado

    12-Erro ao tentar trocar para status Cancelar

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